Quem foi Gal Costa? Musa da música brasileira e da liberdade.
Essa é uma matéria escrita por um fã da Gal. A artista é simplesmente uma das maiores cantoras que já passaram pelo nosso pais.
Como já se sabe Gal, veio a falecer neste dia 09/11/22, uma quarta-feira, a causa da morte não será revelada a pedido da família. Mas quem foi a musa da música brasileira?
Carreira
Gal nasceu no dia 26 de Setembro de 1945 em Salvador, Bahia. Mas foi em 1963 que tudo se inicia. E 63 foi apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, – Uma amiga próxima – iniciando-se a partir daí uma grande amizade e profunda admiração mútua. A primeira gravação em disco se deu no disco de estreia de Maria Bethânia (1965) Em 1968 participou do disco Tropicália ou Panis et Circencis (1968) Lançou o primeiro disco solo, Gal Costa (1969), que além de “Baby” e “Divino maravilhoso” traz “Que pena (Ele já não gosta mais de mim)” e “Não identificado”, todas grandes sucessos.
Em 1971, realiza um dos shows mais importantes da música brasileira, “Fa-Tal”, dirigido por Waly Salomão e que gravado ao vivo gerou o disco que até hoje é considerado por muitos críticos como o mais importante de sua carreira, o “Fa-Tal / Gal a Todo Vapor”, que traz grandes sucessos como “Vapor barato” “Como 2 e 2” e “Pérola negra” .
As décadas de 70,80 e 90 com toda certeza fizeram de Gal uma das maiores vozes do Brasil. Mas a carreira dela não se limita só essas décadas, Gal continuou muito ativa no mundo da música.
Grandes Prêmios
Gal foi indicada 6 vezes ao Grammy Latino nos anos: 2003, 2004, 2006, 2007, 2011 e 2012. Venceu em 2011.
Participou de outras 6 premiações, ao todo ganhou 14 vezes
E Foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil em 2012.
Ganhou o mundo.
Em Nova York, Gal Costa é a única cantora do Brasil com foto na sala da fama do Carnegie Hall. O primeiro show de Gal Costa nos Estados Unidos foi no Carnegie Hall, em Nova York, só em 1985. Surpreendeu o jornal The New York Times, que escreveu que não era comum um artista estrangeiro estrear numa casa tão importante com dois shows em duas noites seguidas. Gal Costa disse ao jornal que já vinha sendo convidada para esse show havia cinco anos, mas que não tinha nenhuma vontade de conquistar o público americano. Era uma cantora brasileira.
Em 2006, Gal Costa fez uma temporada no Blue Note, uma das casas de jazz mais respeitadas do mundo.
Em Nova York, em 2001, Gal Costa ganhou foto na sala da fama do Carnegie Hall, depois de se tornar a cantora brasileira a se apresentar mais vezes por lá.
Curiosidades
- Gal cantava com uma panela na cabeça pra escutar a própria voz.
- Gal foi ícone da moda na praia de Ipanema. Tudo por causa da construção de um pier, que transformou a praia em um point “livre” da repressão da Ditadura Militar. O pier mudou a areia da praia formando uma duna que tampava a visão da pista pro mar, ali Gal resolveu tomar banho de sol sempre antes do seu show “Fa-tal” num Teatro ali perto. O pier ficava movimentado por conta dos surfistas, e a chegada de Gal nas dunas trouxeram Gil, Bethânia, Caetano e centenas de outros artistas e admiradores, dali nasceram milhares de músicas, poesias, peças de teatro… No final do dia Gal se levantava ainda cheia de areia colocava suas coisas numa cesta de palha em sua cabeça. E ia pro seu show, atrás dela ia uma multidão. Segundo relatos, ela ditava até a moda de biquínis. As dunas formadas pelo píer em 1971 ganharam o nome de “Dunas da Gal”
- Gal adotou uma criança em 2007, Gabriel. O filho hoje tem 17 anos e continua muito reservado nas redes.
- Filme em 2023. “Meu Nome É Gal” vai ser lançado em 2023, Sophie Charlotte fará a Gal, o filme terminou de ser gravado em Março deste ano.