Álbum inédito de Elza Soares será lançado
A voz do milênio Elza Soares (1930 – 2022) foi uma cantora, compositora musical e puxadora de samba-enredo brasileira. A artista terá seu primeiro álbum póstumo lançado agora em Junho.
No tempo da intolerância, disco de inéditas que Elza Soares deixou gravado antes de morrer, trará a faixa “Feminelza”, composta por Pitty, além da canção “Rainha Africana”, composta por Rita Lee & Roberto de Carvalho. Segundo a Folha, o álbum será lançado em 23 de junho, dia que Elza completaria 92 anos.
Com ilustração e arte criadas por Pedro Hansen a partir de foto de Pedro Loureiro, a capa do disco No tempo da intolerância expõe os nomes das dez músicas gravadas pela cantora em estúdio entre julho de 2021 e janeiro de 2022. Dessas dez músicas, nove são inéditas. A exceção é Quem disse? (2020), composição de Isabela Moraes apresentada pela autora no álbum Estamos vivos (2020).
Elza Soares canta temas como desigualdade social, negritude e empoderamento sob prisma feminista. Rafael Ramos assina a produção musical do disco.
A revelação da parceria de Rita Lee e Elza Soares veio através da autobiografia de Rita lançada a pouco tempo. No livro a artista narra o dia em que ficou sabendo da morte da carioca, de quem se diz “súdita desde pequena”.
“Pouco antes de eu ser diagnosticada com câncer, ela me pediu uma música para gravar. A letra baixou em dez minutos. Pensei em sua figura majestosa e nasceu ‘Rainha Africana’”, contou Lee.
A cantora ainda diz que Roberto de Carvalho fez a melodia, e eles gravaram o rascunho no mesmo dia, no estúdio em sua garagem. Após a composição Rita revela que ela e Elza trocaram lindas mensagens de carinho “Ó, Rita, que prazer imenso ouvir você cantando essa música para mim. Muito obrigada! Te adoro, criatura”.
voltar