BigHit anuncia que BTS irá cumprir período de serviço militar

segunda-feira, 17 de outubro de 2022
por Vinicius Marinho

BTS com premio recebido no TMA 2022

A semana começou um pouco complicada para o Army – fandom do grupo sul-coreano BTS – pois, a BigHIt, gravadora dos 7 meninos, lançou uma nota nesta segunda-feira confirmando a ida dos artistas para o serviço militar na Coreia do Sul.

Este é um assunto que assombra tanto os fãs quanto o próprio BTS há alguns anos, visto que no país de origem do grupo os homens entre 18-28 anos precisam obrigatoriamente se alistar e servir no mínimo 18 meses, acarretando, dessa forma, em uma longa pausa ou no desfalque de alguns membros.

Em 2020, foi aprovado pelo parlamento da Coreia do Sul um projeto de lei – conhecido como “Lei BTS” – em que estrelas que se destacam em cultura e artes populares poderiam se isentar até os 30 anos de idade. A lei não seria 100% inédita, já que o país dispensa atletas, músicos clássicos e bailarinos que conquistam grande prestigio nacional.

Entretanto, devido ao enorme destaque do BTS, nacional e internacionalmente, causando impacto na economia, indústria da música, do turismo e em diversas outras áreas, foi reivindicado para que artistas de k-pop pudessem participar também desse adiamento.

A grande questão em 2022 é que os membros do grupo estão entre seus 25 e 29 anos; Jin, inclusive, o mais velho deles, completa 30 anos no dia 4 de dezembro. Por esse motivo, uma discussão pública ocorreu hoje (17/10) sobre a possibilidade de mudança nas atuais leis de isenção de recrutamento.

Mas a decisão foi de que Jin, Namjoon, SUGA, J-hope, Jimin, V e Jungkook vão se alistar nos próximos meses. Seokjin será o primeiro dos 7 a ir, por volta do final do mês de outubro, logo após lançar o single que anunciou no show em Busan no sábado (15/10). Sobre a ida dos outros membros, a empresa disse apenas que acontecerá quando suas agendas individuas terminarem.

Posteriormente ao lançamento do álbum Proof, BTS já havia anunciado uma pausa com foco em suas carreiras pessoais. Desde então, o Army foi presenteado com diversas musicas, um álbum, e até uma apresentação de J-hope no Lollapalooza. Segundo o comunicado da BigHit, a volta oficial do grupo se dará apenas em 2025.

BTS é conhecido por ter sido o grupo que estourou a bolha sul-coreana, levando o gênero k-pop para todos os cantos do mundo, e quebrando incontáveis recordes. No ultimo sábado, realizaram um show para mais de 100 mil pessoas, onde cantaram alguns de seus hits e disseram um “até logo” para os fãs.

Imagem promocional de ‘Yet To Come’

Até o retorno dos nossos idols favoritos, ficamos com a mensagem deixada pelo BTS para o Army :

"'Yet To Come' é mais que uma faixa do ultimo álbum, é uma promessa, ainda há muito mais por vir nos próximos anos do BTS"

Ouça agora o álbum Proof :

Você também vai querer ver
voltar