O Início de tudo: Conheça a história do Lollapalooza

sexta-feira, 7 de outubro de 2022
por Vinicius Marinho

Lolla Chicago 2022. Foto: Divulgação.

A contagem regressiva para o Lollapalooza Brasil 2023 começou com força total, e por isso trouxemos um pouco da história deste festival épico para você se envolver mais ainda. Vamos abordar desde seu surgimento na gringa até sua chegada em solo brasileiro e como se tornou esse grande fenômeno.

Apesar de nos dias atuais o festival ser composto por diversos gêneros propriamente diferentes, tudo começou em uma linha mais alternativa, sem artistas do mainstream. E de alternativo não tem só o estilo musical, mas também sua criação; o pontapé inicial para o nascimento do Lollapalooza foi de uma forma um tanto quanto excêntrica, quando a banda Jane’s Addiction resolveu fazer uma turnê antes de sua separação. Os integrantes da banda decidiram passar pelos Estados Unidos e Canada, e também levaram outros artistas do meio grunge para performar.

Jane’s Addiction em 1991

O sucesso do Lolla começou na década de 1990, e mesmo nessa  época não havia somente musica, mas, também, números circenses e monges Shaolin, com o intuito de ser um ambiente plural e cultural. O seguimento do festival foi excepcional; Perry Farrell – vocalista da Jane’s Addiction – decidiu investir em um evento maior e anual, fazendo com que o festival se tornasse um super ato contracultura.

Logo em seus  primeiros anos, o Lollapalooza foi um fenômeno, contando com sucessos como Red Hot Chili Peppers e Pearl Jam. Entretanto, as coisas começaram a ficar conturbadas com alguns escândalos e conflitos. Primeiro, em 1993, ocorreram protestos  contra a censura,  que acabaram com um público revoltado e a polícia tendo que retirar os artistas do palco. Já em 1994 houveram dois grandes problemas; a concorrência com o festival Woodstock, e a saída do Nirvana do line up, fazendo, assim, com que o festival perdesse mais sua credibilidade e fama. O estopim para o fim foi em 1996, quando Farrell foi contra a escalação da banda Metallica para se apresentar, alegando que o grupo não representava o festival e seus ideais.

Devido a falta de público, o festival foi cancelado antes da edição de 1998. Mas então, como surgiu o Lollapalooza do jeito que conhecemos hoje ? Seu retorno, em 2003, aconteceu quase da mesma forma que o início em 1991, a diferença foi que ao invés de ser uma despedida, o festival tomou vida com o retorno da Jane’s Addiction. Apesar da venda de ingressos não ter suprido o esperado, o evento aconteceu sem maiores transtornos.

A partir de 2004, mudanças importantes aconteceram. O vocalista Perry Farrel, após fazer uma análise sobre o que estava criando, decidiu que o festival aconteceria por dois dias em cada parada. Outro acontecimento relevante foi a união com a empresa que hoje responde por C3 Presents, chegando assim no consolidado formato pelo qual somos apaixonados.

Lollapalooza 2004

Depois de alguns anos, quando Perry se deu conta de que o festival já tinha uma imagem segura e consolidada, resolveu trazê-lo para a América do Sul, e em 2011, a primeira parada foi em Santiago, no Chile, nos dias 2 e 3 de abril. Percebendo que obteve uma resposta positiva e não querendo perder o embalo, em 2012 o projeto chegou no Brasil, no Jockey Clube de São Paulo, contando com três dias de evento.. Com  grande sucesso, o Lollapalooza se tornou um dos eventos mais esperados pelos brasileiros apaixonados por música.

Após a vinda para o Brasil em 2012, o festival encerrou o contrato com a antiga organizadora, fechando nova parceria com a T4F. Outra novidade foi a mudança do local que sediaria o Lolla, sendo, a partir de 2014, no Autódromo de Interlagos. Depois do Chile e do Brasil, países como Argentina, Colômbia e Berlim também passaram a acolher o evento.

Line-Up Lollapalooza Brasil 2012. Foto: Divulgação.

Você sabia de toda essa história por trás de um dos maiores festivais de música do mundo ? Já estamos ansiosos para a edição do Lollapalooza Brasil de 2023 !

 

Você também vai querer ver
voltar