Universal Music retira seus artistas do TikTok

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024
por James Kennedy

A Universal Music Group anunciou, nesta terça-feira (30), que não chegou a um acordo de renovação de licenciamento de conteúdo para a plataforma de vídeos TikTok. Desta forma, as músicas de seus artistas deixaram de ficar disponíveis para os bilhões de usuários do aplicativo desde ontem, quinta-feira (1).

Artistas

Alguns dos nomes artísticos representados pela Universal Music Group

UMG é uma das maiores gravadoras fonográficas do mundo, que tem em seu catálogo nomes internacionais como: The Weeknd, Drake, Billie Eilish, Harry Styles, Bob Dylan, Adele, Taylor Swift, Justin Bieber, BTS, BLACKPINK, e nomes nacionais como: Anitta, Matheus e Kauan, Simone Mendes, Zeca Pagodinho, Felipe Araújo, Gustavo Mioto, Ivete Sangalo, Jão, Lauana Prado, e Legião Urbana.

Em uma carta aberta, a gigante da música mundial fez críticas ao TikTok, citando três pontos negativos, são eles: Compensação adequada aos artistas, proteção contra os “efeitos nocivos” da Inteligência Artificial e segurança online para os usuários.

A gravadora fala que a empresa chinesa “tenta construir um negócio baseado na música sem pagar um valor justo pela música”. E ao que parece, o valor pago pela plataforma de vídeos foi o principal motivo pela falta de um acordo entre as duas empresas.

Em outra parte da carta, a Universal Music diz que foi intimada a aceitar “um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia o seu crescimento exponencial”.

A UMG informa que o valor recebido pelo TikTok atualmente representa apenas 1% da sua receita total, o que comprova, segundo a gravadora, “quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de usuários, do rápido aumento das receitas publicitárias e aumento da dependência de conteúdo baseado em música”.

Resposta do TikTok

“É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, diz o TikTok.

“Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos.

O TikTok conseguiu chegar a acordos de ‘primeiro o artista’ com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs”, completa a plataforma de vídeos.

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