20 anos do primeiro álbum do Justin Timberlake
Justin Timberlake é um dos grandes nomes da música pop mundial. O cantor que começou a sua carreira no grupo N´Sync, lançou o seu primeiro álbum solo em 2002, deixando uma marca na música pop. No dia 05 de novembro, o álbum “Justified”, completa 20 anos.
Voltando a 2002, Justin estava a todo vapor. Após lançar o seu último álbum com a boyband N´Sync em 2001, o cantor começou o ano com uma turnê por arenas. Logo depois, veio o término com a cantora Britney Spears, com quem Justin tinha um relacionamento há 4 anos. Todos os acontecimentos, destacaram o nome do cantor e impulsionaram uma carreira solo.
Enquanto membro do N´Sync, Justin participava ativamente das composições. Em uma vertente mais R&B, Justin já explorava sonoridades, como em “Gone”, música que foi enviada para Michael Jackson e que o Rei do Pop disse que deveria ser gravada pelo Justin.
Com grande investimento da gravadora e uma parceria com Pharrell Williams, Timberlake começou a trabalhar no seu primeiro álbum. Anos depois, Pharrell revelou em uma entrevista que a maioria das músicas do álbum tinham sido feitas para Michael Jackson, que as tinham rejeitado.
Justified
O álbum soa muito maduro, quando comparado com o que a boyband fazia. Justin decidiu mergulhar nas sonoridades R&B, Soul e Jazz, pegando várias referências para criar a sua personalidade musical. Como era visto como um projeto paralelo ao grupo, Justin teve liberdade para trabalhar as sonoridades independente de pressões em números.
O resultado foi um álbum sóbrio, com canções pop e dance como “Like I Love You” e “Rock Your Body” que resgatam a identidade dançante do cantor, e canções como “Take It From Here“, que demonstram o estilo lounge que o cantor quis dar ao projeto.
No entanto, o grande destaque do álbum é “Cry Me A River“, canção escrita para a cantora Britney Spears. Com produção de Timbaland, com quem Justin criou grandes hits no futuro, a música é uma explosão de sonoridades. Com várias camadas, vocais e beatbox, o single foi responsável por levar o álbum a um nível de reconhecimento internacional e a estabelecer a sonoridade do Justin.
O álbum teve quatro singles e vendeu milhões de cópias pelo mundo. Para divulgar o disco, Justin fez uma turnê em conjunto com Christina Aguilera pelos Estados Unidos, a “Justified/Stripped Tour”. O cantor garantiu, ainda, dois Grammy´s de Melhor Álbum Pop e Melhor Canção Pop, por “Cry Me A River”.
Embora hoje o status de ícone de Justin esteja abalado por polêmicas e declarações mal colocadas, o catálago do cantor continua intacto. “Justified” é uma das maiores estreias de um ex-boyband e deixou uma grande marca no pop masculino, influenciando vários nomes na música. Passados 20 anos desde o seu lançamento, o álbum continua preservando o seu selo de qualidade e refinamento que tinha em 2002.
voltar