12 anos de “Teenage Dream” de Katy Perry

quarta-feira, 24 de agosto de 2022
por Vinicius Marinho

Há 12 anos, Katy Perry lançava seu segundo álbum de estúdio, o icônico e atemporal “Teenage Dream”.

Antes de gravar o disco, Perry havia dito à Rolling Stone que iria “definitivamente mantê-lo pop”, a fim de não “alienar” sua fanbase. Durante entrevista para a Rap-Up em 2009, Tricky Stewart mencionou que o gênero do álbum seria pop rock, como o “One Of The Boys”, mesmo sendo chamado de “material diferente” pelo produtor.

A Billboard afirmou: “o ’Teenage Dream’ foi um dos álbuns que definiu uma nova era de ouro no mega-pop”. Forbes destaca que “o lendário ‘Teenage Dream’, foi amplamente considerado um dos melhores e mais bem-sucedidos lançamentos pop das últimas décadas”. Rolling Stone pontuou sobre o trabalho: “a música pop dos anos 2010 girou em torno do ‘Teenage Dream’ de Katy Perry”.

O disco estreou na 1ª posição da “Billboard 200” com 192 mil cópias puras vendidas, sendo o sexto álbum feminino com mais semanas na parada americana até agora, com 290. Certificado 9x Platina nos Estados Unidos, o projeto já comercializou cerca de 23 milhões de unidades adjuntas mundialmente. Conquistando o topo dos gráficos oficiais da Austrália, Reino Unido, Canadá e mais 5 países, “Teenage Dream” ainda emplaca recordes nos rankings femininos de álbuns com a maior longevidade na Nova Zelândia, sendo o sexto disco por uma solista feminina (127 semanas), oitavo na Irlanda (261 semanas) e o décimo no Reino Unido (241 semanas).

Obtendo 4,23 bilhões de transmissões no Spotify, “Teenage Dream” é o disco mais transmitido de Katy Perry na plataforma e o terceiro feminino da era pré-streamings com o maior número de execuções. No YouTube, a era soma a incrível marca de 7,94 bilhões de visualizações, ocupando ainda a quarta posição no ranking dos álbuns femininos mais visualizados na história da plataforma. O álbum possui mais de 20,3 bilhões de transmissões globalmente incluindo todos os serviços de ‘streamings’.

Você também vai querer ver
voltar