A era “Thank U, Next” de Ariana Grande

quarta-feira, 28 de setembro de 2022
por Vinicius Marinho

Sem dúvidas uma das eras que sempre irá ficar marcada na cultura pop, a era “Thank U, Next”. A era começou já com o pé mais do que direito. O mais engraçado disso tudo é que a ela nem havia terminado direito a era “Sweetener” e já havia embarcado nessa. 

Capa do álbum “Thank U, Next”.

O álbum “Thank U, Next” lançado em 8 de fevereiro de 2019. Esse álbum chegou meses após problemas pessoais, além também do falecimento do seu ex, o rapper Mac Miller, em setembro de 2018. Claro o álbum é recebido com aclamação da crítica e de sucesso comercial alarmante. Boa parte da produção desse álbum veio através de colaborações com amigas bem próximas de Ariana, Victoria Monét e Tayla Parx nas suas composições. Na época, a Ariana falou que tanto na produção que eram amigos dela, como nos processos de composições foram feitas com amigos por decisões da própria cantora e que aquilo ajudou ela a se recuperar melhor, como uma terapia.

O álbum “Thank U, Next” é composto por gêneros como Pop, R&B e também incorpora um pouco de trap, hip hop, dancehall e soul. Com muitas influências de gêneros urbanos. Ariana tem várias indicações em premiações com esse álbum e seus singles, incluindo o Grammy nas categorias de álbum do ano e álbum pop vocal.

O álbum registrou recordes nos streams e vendas, somente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Debutando em primeira posição e com maior semana de vendas na carreira da artista. Obtendo 360 mil unidades e 307 milhões de streams nos Estados Unidos, e no Reino Unido com 65 mil unidades e 59 milhões de streams.

“Thank U, Next”, “7 Rings” e “Break Up with Your Girlfriend, I’m Bored” foram as 3 faixas escolhidas, e também tivemos “Imagine” como uma música promocional. O álbum que ao total tem 12 músicas.

A primeira faixa a ser lançada do projeto é a faixa-título “Thank U, Next”. Lançada em 3 de novembro de 2018. Comercialmente a música tem grande sucesso, chegando ao número um em 12 países. E quebrou o recorde de transmissão por uma artista feminina no Spotify, em um único dia. O clipe contém várias referências de filmes.  Todos dos anos 2000 e que marcaram a cultura pop.

Em março de 2019 Ariana deu início a turnê de Sweetener World Tour, com música de ambos os últimos dois álbuns. E infelizmente não veio ao Brasil, apenas na América do Norte e Europa. E terminou em 22 de dezembro na Califórnia, totalizando ao total 97 shows. A turnê ganhou um documentário na Netflix em 2020 e é possível ver o show completo, com algumas partes dos bastidores inclusas.

 

Você também vai querer ver
voltar