A mudança de carreira da Taylor Swfit com o “Red”

sábado, 22 de outubro de 2022
por Poptivo Redação

No dia 22 de outubro de 2012, Taylor Swift lançou seu quarto álbum de estúdio, “Red”. Com apenas 23 anos, Taylor decide dar início a um novo momento na carreira, e produz um álbum responsável que marcou toda uma geração.

 

O álbum “Red”

Após os lançamentos dos álbum “Fearless”, de 2008, e “Speak Now”, de 2010, Taylor via uma mudança que acontecia aos poucos na sua carreira. Com um público consolidado no country, havia sempre a procura de um público pop pelo seu trabalho. Ao mesmo tempo em que a cantora produzia músicas countries, havia sempre um namoro à distância com a música pop.

Sem quebrar a barreira brutamente, Taylor decidiu produzir um álbum que começasse a transição de um som country para um som pop. Enquanto se preocupava em manter o seu público, e buscar um novo, Taylor lançou sete singles que faziam o equilíbrio entre country e pop, incluindo “We are never getting back together” e “I knew you were trouble“.

Taylor Swift durante a turnê “Red” em 2013.

O álbum é uma coleção de histórias pessoais que transpassam relacionamentos e experiências que Taylor teve nos anos anteriores ao álbum. O nome do álbum, vermelho em português, faz referência às emoções que a cantora sentiu durante o processo de produção. Na temática, o álbum fala sobre a complexidade e os sentimentos conflitantes de um relacionamento que está para terminar ou terminou.

Como um reflexo dos êxitos da cantora, o álbum passou sete semanas no topo das paradas de álbuns da Billboard americana. Além disso, o álbum garantiu indicações aos prêmios de Melhor Álbun Country e Álbum do Ano no Grammy de 2014. Adicional ao sucesso comercial, a turnê do álbum “Red” se tornou a turnê country de maior sucesso até então.

 

Red (Taylor´s Version)

Após uma luta pública sobre os direitos das próprias músicas, em 2021, Taylor lança a versão regravada do álbum. Com um senso de nostalgia e novidade, impulsionada pelo lançamento da versão completa do single “All Too Well“, a nova versão alcançou novamente o topo das paradas. A nova versão foi, ainda, aclamada pelos críticos que elogiaram a evolução vocal da cantora e as melhorias feitas nas faixas.

Foto promocional.

Colhendo os frutos do relançamento, Taylor está de olho nas principais premiações de música. A cantora submeteu o álbum para consideração nas categorias: Álbum do Ano e Melhor Álbum Country. A música “All Too Well” foi submetida para o prêmio de Música do Ano e Melhor Filme Curto. Além dessas categorias, a cantora também submeteu a música “I Bet You Think About Me (Taylor´s Version)” para as categorias de Melhor Música Country e Melhor Gravação Solo Country.

10 anos após o seu lançamento, “Red” é um dos álbuns favoritos dos fãs da cantora, que se indentificam com os aspectos pessoais e íntimos por trás das músicas. No mais, o álbum foi responsável por estabelecer Taylor como um dos grandes nomes da música, superando as restrições de ser uma artista country.

Quer relembrar a era “Red”? Ouça o episódio do podcast “Volta o Disco” sobre o álbum.

Você também vai querer ver
voltar