Conheça as guerreiras que inspiraram Anitta nos “Ensaios da Anitta” 2023
O maior Carnaval de Anitta de todos os tempos! A cantora, terminou neste domingo, o esquenta com o projeto “Ensaios da Anitta”, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba e Florianópolis. Ela também colocará seu bloco na avenida em Salvador, no circuito Barra-Ondina, dia 17 de fevereiro, e no Rio, dia 25. E para todas estas festas e suas fantasias a cantora escolheu o tema “Guerreiras”, que homenageia mulheres poderosas que mudaram o curso da história. Anita Garibaldi, Tieta do Agreste e a astronauta Valentina Tereshkova foram algumas figuras que a estrela celebrou no palco.
Em uma entrevista, Clara Lima, stylist da estrela, contou que a ideia das guerreiras partiu da própria Anitta, que pediu a ela às pesquisas de referência em agosto do ano passado. Quatro meses depois, a profissional apresentou 24 croquis para a cantora, e juntas reduziram a 16 (por causa do número de shows).
Confira abaixo, um pouco mais sobre cada uma das guerreiras que inspiraram as fantasias de Anitta na edição de 2023 do Ensaios da Anitta.
MARIA BONITA
Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria de Déa e, após sua morte, Maria Bonita, foi uma cangaceira brasileira, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
ANITA GARIBALDI
Ana Maria de Jesus Ribeiro mais conhecida como Anita Garibaldi foi uma revolucionária brasileira, conhecida por sua participação na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o marido e revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.
BARBARELLA
Barbarella, uma viajante do espaço do século 41, deve prender o cientista Duran Duran, cuja criação ameaça trazer o mal novamente à galáxia, depois de séculos que as guerras foram abolidas.
VALENTINA TERESHKOVA
Valentina Vladimirovna Tereshkova é a primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok 6.
MARIETTA BADERNA
Franca Anna Maria Mattea Baderna, conhecida como Marietta Baderna foi uma bailarina italiana. Radicada no Brasil em 1849, suas apresentações tornaram-se populares no Rio de Janeiro; seu nome entrou para o vocabulário do português brasileiro como sinônimo de confusão.
TIETA
A poderosa e destemida Tieta retorna à sua cidade natal depois de vinte e cinco anos, para se vingar daqueles que lhe maltrataram.
MARIA QUITÉRIA
Maria Quitéria de Jesus foi uma militar baiana que lutou na Guerra da Independência do Brasil. Desde 1996, é a patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro e, desde 2018, integra o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
MULHER BRASILEIRA
Essa personagem criada pela Anitta foi inspirada na força e na sensualidade da mulher brasileira, e gestada as cores da bandeira do Brasil. O look foi idealizado para enaltecer as mulheres que lutam por seus ideais dia após dia com muita garra e determinação, enfrentando obstáculos e preconceitos sem perder a vontade de vencer.
LUZ DEL FUEGO
Dora Vivacqua, mais conhecida pelo nome artístico Luz del Fuego, foi uma dançarina, naturista, atriz, escritora e feminista brasileira.
POLÊMICA
Após surgir com as primeiras fantasias dos ensaios, a cantora Anitta recebeu críticas do público. Alguns haters nas redes sociais acusaram a artista de “sexualizar” a imagem de figuras históricas. A cantora rebateu os comentários, dizendo ser uma pessoa sensual e que essa é uma leitura dela sobre as personalidades.
“É uma versão minha de homenagear essa pessoa. Eu gosto de ser sensual, minhas músicas são sensuais. Não tem nada a ver eu estar aqui dançando, rebolando, toda tapada. Não combina comigo. Então é uma leitura minha”, disse a cantora.
voltar