Há 30 anos, Madonna lançava o álbum “Erotica”
No dia 02 de outubro de 1992, Madonna lançava seu quinto álbum, o controverso “Erotica”. O álbum, que estreou na segunda posição na Billboard 200, é uma íntima declaração sobre sensualidade, romance e sexo.
O projeto
Depois de grande sucesso com a turnê “Blonde Ambition”, enfrentando momentos polêmicos e de censura, Madonna decidiu falar sobre sexo abertamente. A cantora lançou simultaneamente o álbum e o livro “Sex”, com imagens provocadoras da cantora. Madonna decidiu que aquele era o momento para falar sobre o assunto.
No entanto, ao tratar sobre tópicos polêmicos e sensíveis, como AIDS, a cantora não conseguiu manter o sucesso que tinha até então. As críticas foram favoráveis ao álbum, aclamando a capacidade da cantora de abordar temas delicados e a ambientação intimista do projeto.
Madonna se arriscou ao lançar ao mesmo tempo o livro e o álbum. No entanto, o álbum se mostra superior às baixas críticas e aceitação do público, que em uma medida conservadora, se recusou a entender o projeto. Escutando o álbum além do discurso dos conservadores, Madonna fala sobre nuances da intimidade.
O álbum: Erotica
Algumas músicas que merecem maior reconhecimento são “Bad Girl“, em que ela fala sobre uma mulher que prefere o álcool a ter que lidar com um relacionamento. Madonna apresentou a música em uma performance histórica no programa “Saturday Night Live”. Outro grande momento do álbum é “In This Life”. Na faixa, Madonna relembra amigos que perdeu durante a crise da AIDS nos anos 80 e 90.
Ao todo, o álbum teve seis singles, incluindo a famosa “Erotica“. Além do primeiro single, a faixa “Deeper and Deeper” também alcançou o top 10 na parada de músicas da Billboard 100. O álbum foi considerado um dos 100 melhores álbuns dos anos 90, pela revista Slant. O Rock And Roll Hall Of Fame declara, ainda, que o álbum é considerado um dos mais revolucionários de todos os tempos.
voltar