Tudo que você precisa saber para o Met Gala 2025

segunda-feira, 5 de maio de 2025
por Ana Lencastre

O Met Gala 2025 acontece nesta segunda-feira, 5 de maio, e promete ser uma noite marcante para a moda, cultura e representatividade. Este ano, o evento mais aguardado do calendário fashion presta homenagem à elegância da alfaiataria negra, com o tema “Superfine: Tailoring Black Style” — uma celebração da moda masculina e da construção de identidade por meio do estilo na diáspora africana. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da Vogue americana no YouTube, a partir das 19h (horário de Brasília).

A exposição do Costume Institute, que serve de base para o tema do Met Gala, traz pela primeira vez em mais de 20 anos um foco exclusivo na moda masculina. Inspirada no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, de Monica L. Miller, a mostra explora o chamado dandismo negro — um movimento estético e cultural que destaca a moda como ferramenta de afirmação e resistência das identidades negras, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Segundo o Metropolitan Museum, o objetivo da exposição é revelar a importância do vestuário como símbolo de poder, orgulho e individualidade dentro da diáspora negra atlântica.

Imagem das escadarias retirada das redes sociais. Imagem: Instagram

 

Para reforçar essa narrativa, o Met Gala 2025 será liderado por cinco grandes nomes negros da cultura pop e do esporte: Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James. O grupo de copresidentes é um reflexo direto da proposta do evento — homens negros reconhecidos mundialmente por seu estilo, influência e trajetória profissional. O comitê organizador também conta com nomes como Simone Biles, Spike Lee, Ayo Edebiri, Doechii, Usher, Tyla, Janelle Monáe e muito mais.

O dress code da edição deste ano é “Tailored for You” — ou “feito sob medida para você”. Com essa proposta aberta e subjetiva, os convidados são convidados a interpretar o dress code de maneira pessoal e criativa, com base na alfaiataria, tradição e inovação. A expectativa é que os trajes reflitam o espírito da exposição: peças de corte impecável, tecidos nobres, referências culturais afro-diaspóricas e, claro, o toque individual de cada convidado. “Quero que pareça a noite de poder mais épica, um reflexo da resiliência negra em um mundo que continua a ser colonizado”, declarou Pharrell Williams em entrevista à Vogue.

Você também vai querer ver
Tags:
#met gala
voltar