Saiba quanto ganham os artistas que se apresentam no intervalo do Super Bowl

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023
por James Kennedy

Beyonce, Coldplay e Bruno Mars

Apresentação de Coldplay em parceria com Beyonce e Bruno Mars no Super Bowl Halftime Show 2016. Foto: Print YouTube

Esta é uma das perguntas que os fãs do “Halftime Show” (ou show do intervalo) do Super Bowl se fazem ano após ano: quanto os artistas ganharão por seu show?

A resposta rápida é: nada, zero, nem um dólar da NFL. Talvez muitos se surpreendam com o fato de os cantores não receberem lucros imediatos após sua encenação. São 13 minutos de show de alto nível no evento televisivo mais assistido dos Estados Unidos.

A chave aqui é: não há ganhos imediatos. São os próprios seguidores dos artistas que, através do consumo do seu catálogo, “pagam” – digamos assim – por esse quase quarto de hora de espetáculo.

Obviamente, a NFL cobre os custos de produção do show, bem como o custo de transferência do artista.

Para contextualizar, o Super Bowl atrai um público de mais de 100 milhões de telespectadores. Este ano a responsável por levar o “Halftime Show” foi a cantora Rihanna. Foi seu retorno aos palcos em mais de seis anos.

Rihanna

Apresentação de Rihanna no Super Bowl Halftime Show 2023. Foto: Print YouTube

 

Os benefícios econômicos do “Halftime Show”

Katy Perry

Apresentação de Katy Perry no Super Bowl Halftime Show 2015. Foto: Print YouTube

Show após show está provado que a receita desse evento vem pelo menos uma semana após a apresentação e se deve ao aumento do consumo da música de determinado artista.

Um artigo da Nielsen Music de 2010 indicou que os artistas que se apresentam no evento veem um aumento médio de 555% nas vendas de suas músicas na semana seguinte à apresentação.

E essa estimativa se mantém ao longo dos anos. Por exemplo, em 2019, o grupo Maroon 5 teve um aumento de 434% na venda de suas músicas após o show do intervalo, de acordo com a Billboard citando dados da Nielsen Music.

Em 2020, a atuação de Shakira e Jennifer Lopez gerou um aumento de mais de 800% nas vendas de seu catálogo musical.

Conforme noticiado pela Billboard, com dados da Nielsen Music/MRC Data, Shakira registrou um aumento de 957% nas vendas enquanto para Jennifer Lopez foi de 800%.

O CNN Business informou em 2018 que, por exemplo, as vendas de álbuns, downloads e streaming da música de Madonna aumentaram 591% após sua apresentação no Super Bowl de 2012, de acordo com dados da Nielsen Music.

Então Rihanna pode cantar sabendo que ela realmente receberá seu dinheiro do “Halftime Show” e que, se a tendência continuar, essa receita será grande. Katy Perry e Bruno Mars também relataram ganhos extraordinários.

 

 

 

 

Você também vai querer ver
voltar